ANTROPOLOGIA/BIOLOGIA/SAÚDE

O Corpo Humano – 13 Episódios

the-atlas-of-the-human-body

Sexo

Um milhão de Romeus estão fazendo a corte. Eles disputam um óvulo humano. Pode ser o início de uma nova vida. Explore agora em Superinteressante Coleções, o corpo humano, sexo a atração vital.

Gravidez, a vida antes do nascimento

O início de uma nova vida. Este é um óvulo humano fertilizado, tão pequeno que quase não se enxerga a olho nu. Nos próximos nove meses ele se dividirá e crescerá milhões de vezes. Dentro do útero materno ele se modifica dramaticamente num tamanho e na forma, aos poucos o novo ser assume uma forma humana.

A Visão, janelas para o mundo

É mais sensível do que qualquer câmera. É tão individual como uma impressão digital. Pode revelar suas emoções secretas e de fato faz parte de seu cérebro. Este extraordinário órgão não só vê mas também da sentido ao mundo que nos cerca. Viaje agora com os olhos de uma artista plástica pela visão.

Audição e Equilíbrio

Os sons encontram duas portas de vários formatos que ainda podem ser enfeitadas de mil maneiras. Mas só descobrimos a beleza da fala, do vento, da música graças a estruturas escondidas dentro do crânio. Este é o único órgão sensorial que realiza dois tipos completamente diferentes de trabalho. Por meio dele você capta os sons ao seu redor e é também ele que mantém você em equilíbrio. Sem essa pequena obra arquitetônica, toda nossa estrutura viria abaixo.

Olfato e Paladar

A fumaça de uma vela apagada, o aroma da comida. O olfato envolve você o tempo todo como uma neblina invisível. Ele pode despertar lembranças antigas e tornar pessoas mais atraentes. Explore os sentidos do olfato e do paladar em Superinteressante Coleções, o corpo humano.

Sistema Cardiovascular

Com uma simplicidade de tirar o fôlego, seu ritmo alimenta as complexidades da paixão. Ele bate cerca de 2,5 bilhões de vezes em uma vida, bombeando 150 milhões de litros de sangue. Nenhum outro órgão representa tão bem o espírito humano pois sua própria existência é a pulsação da vida.

Sistema Respiratório

Você tem dentro do seu corpo uma máquina prodigiosa. Treze vezes por minuto, 24 horas por dia, ela capta oxigênio do ar e transporta ao sangue que transporta esse gás vital para cada uma das 60 trilhões de células que existem no seu corpo. Essa máquina não precisa parar para manutenção, faz sua própria limpeza e se ajusta enquanto trabalha. Sem ela você morreria em questão de minutos.

O Sistema Digestivo

Dentro do seu corpo existe uma máquina sofisticada, ela extrai da comida os combustíveis essenciais à vida e ainda funciona como depósito de lixo. Para colocar esse aparelho em funcionamento basta você comer alguma coisa. Durante a vida uma pessoa consome, em média, 30 toneladas de alimentos. Veja como funciona a digestão em Superinteressante Coleções.

Sistema Nervoso

Ele controla todos os nossos movimentos. 14 bilhões de células interligadas em uma rede de complexidade quase infinita nos permitem aprender a partir do momento em que nascemos. Essa massa rugosa constitui o órgão mais genial do corpo capaz de nos dar criatividade e presença de espírito.

Glândulas e Hormônios, o Laboratório Interior

Dentro de você existe um sofisticado laboratório, um exército de mensageiros químicos que influenciam a sua vida em centenas de maneiras diferentes. Os hormônios correm pelo corpo humano 24 horas por dia. Eles controlam os mecanismos básicos como a fome, a sede, o sono e a disposição física. São eles que ajudam você a reagir nos momentos de tensão ou de perigo. Conheça agora o relógio químico do seu organismo.

Pele

Pode parecer uma vista de um outro mundo mas não é nenhuma paisagem lunar. Morta na superfície, ela está repleta de sensores eletrônicos que permitem apalpar o mundo. Explore agora as profundezas da nossa pele.

Músculos e Ossos, os alicerces do corpo

O corpo humano é uma máquina extremamente complexa. Todas as pessoas nascem com os mesmos músculos e ossos mas podemos usá-los para as mais diferentes tarefas. Com velocidade, força, equilíbrio e controle dos movimentos, nossos corpos são milagres da evolução. Assista agora o poder dos músculos e dos ossos.

O Sistema Imunológico, a linha de defesa

Você abriga um exército pronto para entrar em combate. Ele defende o seu corpo contra os invasores, venham eles por terra ou por ar. Ergue suas barricadas e protege você contra um ambiente hostil. Veja como funciona o sistema imunológico.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s