ANTROPOLOGIA/EVOLUÇÃO

Evolução: A História da Sobrevivência – 8 episódios

evolução a história da sobrevivência

Evolução dos Olhos

No campo de batalha da natureza os animais lutam pela sobrevivência. Esse conflito levou à evolução de uma arma extraordinária que mudou para sempre as regras do combate entre predadores e presas. É uma das mais fantásticas conquistas da evolução; os olhos.

Evolução do Tamanho

Insetos gigantes, colossos minúsculos e baleias que antes eram pequenas e viviam na terra. Na história do tamanho expectativas se invertem: os ratos são os heróis, as formigas são as rainhas e os seres humanos estão ficando maiores. O tamanho importa, hoje em evolução.

Evolução da Comunicação

Há bilhões de anos milhões de espécies enviam informações umas às outras. São vastas redes transmitindo mensagens para se defender contra predadores, encontrar parceiros e obter comida. De bactérias microscópicas aos maiores animais da Terra, a capacidade de gerar informação geralmente determina a sobrevivência da espécie. Esta é a história da comunicação.

Evolução da Forma

O segredo do martelo de um tubarão, o maior pescoço desde os dinossauros. Toda forma na natureza, não importa o quanto bizarra ela possa parecer, evoluiu como resultado da luta pela sobrevivência. O mais estranho de tudo: corredores de duas pernas inigualáveis que conquistaram o mundo. Como chegamos à forma que temos hoje ? Agora em evolução.

Evolução da Pele

No campo de batalha da natureza a pele desenvolveu armas predatórias, armaduras para proteção e o meio de movimentação dos peixes dinossauros até nós. Essa é a incrível história do órgão que tornou tudo isso possível; a pele.

Evolução do Voo

É o feito mais incrível da evolução, o poder de voar. Desde insetos à pássaros e morcegos, milhares de seres enchem os nossos céus. Mas há algumas centenas de milhões de anos o voo não existia. Mas como esses animais passaram a desafiar as leis da gravidade ? Como alçaram voo pela primeira vez ?

Evolução da Mandíbula

Desde 400 milhões de anos atrás todo predador precisa do mesmo temível equipamento; mandíbulas poderosas. Na luta infindável da natureza os predadores evoluíram, as presas reagiram criando defesas causando o surgimento de redadores ainda mais ferozes.

Evolução da Velocidade

A evolução é uma corrida entre predador e presa em que grande parte das vezes velocidade é sinônimo de sobrevivência. Como é possível um peixe nadar a quase 100 quilômetros por hora ? Apertem os cintos, velocidade mortal, agora, no evolução.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s