ENGENHARIA/MEIO AMBIENTE

Curso de Bioconstrução: O Barro, as mãos, a casa

o barro, as maos, a casa

Esta é uma visão geral desse tipo de construção,: as suas características, a história, o preconceito que temos pela terra como material de construção, as suas virtudes e os seus inconvenientes (e como superá-los).
Jorge Belanko conversa com vizinhos, esclarecendo dúvidas gerais, tais como se é possível realizar este tipo de casas em climas chuvoso como o nosso, diferentes estilos de construção, a possibilidade da auto-construção, entre outros temas.
Famílias que estão construindo e vivendo em casas naturais também participam e contam suas experiências. Veremos também construções com mais de 3000 anos, ainda de pé, e alguns não tão antigas Locais como uma casa de fazenda de 100 anos de idade, em processo de reforma.
Nós descrevemos técnicas para levantar paredes, fazer tijolos, telhados verdes, blocos térmicos, entre várias outras. Vamos ver como se constrói uma casa natural dos alicerces até o telhado e pintura, com quase todos os materiais naturais extraídos do próprio terreno. Este filme também conta com a participação do arquiteto Gernot Minke (Universidade de Kassel, Alemanha), que faz pesquisa mais de 30 projetos de pesquisa com materiais e técnicas naturais. Filmado principalmente na cidade de El Bolson, Río Negro, Argentina, foi realizado com o apoio da Secretaria de Cultura da Presidência da Nação. Foi declarado de interesse pelo programa “Arquitetura de Terra e Construção” da Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires “.

 

Aula 1: Introdução

Aula 2: As Técnicas

Aula 3: A Casa

Obs: Caso deseje se aprofundar mais sobre o tema,  sugerimos que baixe o curso de Bioconstrução do Ministério do Meio Ambiente em pdf clicando em: curso de bioconstrução ministério do meio ambiente

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s