ESPIRITUALIDADE/HISTÓRIA/MEIO AMBIENTE

Histórias das Religiões – Religiões Nativas da América

O Nordeste da Sibéria há muito é uma terra desolada onde caçadores, pescadores e coletores lutavam para extrair sua subsistência da escassez. Há cerca de 30 ou 40 mil anos, alguns siberianos resolveram procurar uma vida mais próspera e atravessaram o congelado Estreito de Bering até o hemisfério ocidental. Aqueles que ficaram para trás tornaram-se os povos da Mongólia, aqueles que imigraram tornaram-se os primeiros nativos americanos. Essas culturas compartilhavam crenças religiosas que supriam carências espirituais associadas à sua vida de privações. O mundo deles era miraculoso, cheio de espíritos sobrenaturais que controlavam uma realidade natural ameaçadora. Ao contrário da maioria das religiões europeias a religião circumpolar era uma realidade vivenciada que ia além dos sentidos com rituais e mitos narrativos próprios.  

“ Eu evito dizer espiritualidade indígena. Quando dizemos espiritualidade nos referimos a tudo, o bem e o mal, o positivo e o negativo, seja lá o que for. O espírito acolhe todas as coisas. Nós caminhamos pela estrada espiritual. Acontece que nós tínhamos conhecimento de um Ser supremo bem antes da bíblia e das igrejas chegarem até nós. Tínhamos uma ligação com O Grande Criador e na minha tribo em particular nós o chamamos de Opanga, aquele que cuida de tudo na vida.”

” Ao contrário do cristianismo, não vemos a humanidade como superior, não achamos que os humanos tenham sido tocados por uma divindade que assim os fez superiores a um veado, a um urso, a qualquer outra coisa viva. Não achamos que os humanos tem um lugar especial no ciclo da vida na Mãe terra, achamos que todos são iguais.” Carter Camp; Ativista Ponca

Um pensamento sobre “Histórias das Religiões – Religiões Nativas da América

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s